
Meditação é aquietar a mente, todos nós de uma forma ou de outra já o fizemos: Quando olhamos distraidamente para o mar, para o Céu ou para outro local que contemplamos e conseguimos não pensar em nada, entramos em estado meditativo.
A meditação é utilizada há muito tempo, sendo originária do Oriente.
O ritmo da vida moderna tem-nos retirado da meditação espontânea e por isso provocando imenso stress. Vive-se uma vida sedentária e a um ritmo vertiginoso.
A vida deve ser vivida de forma tranquila e muito exercício em contato com a natureza.
A meditação enquanto técnica pode-nos libertar e trabalhar para a eliminação do ego, libertar o ego também é amarmo-nos, pois o ego só nos impossibilita de atingir os nossos objetivos.
As técnicas de meditação têm sido adaptadas à cultura ocidental e tem trazido mais qualidade de vida aos seus adeptos; todos precisamos de descansar e renovar as energias.
O que a meditação faz: é potencializar os benefícios desse descanso para a mente, tornando-a mais eficiente.
Pode-se meditar em quase todos os lugares e a qualquer momento, no entanto é melhor fazê-lo num lugar tranquilo, como a nossa residência ou no meio da natureza.
Tirar alguns minutos por dia para relaxar; sentado na cadeira do seu escritório, durante
suas viagens (enquanto conduzido), no jardim ou parque, são alguns exemplos.
EXERCÍCIO DE MEDITAÇÃO PARA INICIANTES
1 - Coloque-se numa posição confortável
Se estiver sentado, descruze as pernas e deixe os dois pés apoiados no chão, mantenha a coluna direita mas, sem rigidez, de forma a sentir-se bem. Acomode suas mãos sobre as pernas com as palmas viradas para cima.
Se estiver deitado, descruze pernas e braços. Deixe os braços direitos, próximos do corpo e as palmas das mãos voltadas para cima.
2 – Feche os olhos e respire três vezes profundamente.
Inspire contando até quatro e expire contando até sete.
Concentre-se apenas na sua respiração.
3 – Foque toda a atenção em seus pés. Sinta, o que os seus pés estão sentindo. Depois, lentamente, mude o seu foco de posição e, vá subindo por todas as partes do seu corpo. Membros inferiores (pés e pernas), zona da bacia (zona pélvica), tronco, membros superiores (braços e mãos), e suba até ao topo da cabeça.
4 – Abra os olhos e repita a respiração feita no início da meditação.
5 – Esta meditação deve durar de 10 a 15 minutos e pode ser feita sempre que se sentir stressado e quiser relaxar.
O ideal é manter uma rotina para que a sua mente seja educada. Se tiver disponibilidade de tempo, faça a meditação sempre no início da manhã e no final da tarde, por exemplo.
EXERCÍCIO DE MEDITAÇÃO MAIS AVANÇADO
Ao sentir que já domina a técnica da meditação inicial, tente um exercício mais avançado.
Para isso vai precisar de um relógio que tenha ponteiros de segundos (os despertadores simples são os melhores).
1 – Sente-se confortavelmente como descrito na meditação para iniciantes e posicione o relógio de maneira que ele fique ao nível dos seus olhos.
2 – Repita o passo 2 da meditação para iniciantes.
3 – Abra os olhos e tente focar toda a sua atenção no ponteiro de segundos do relógio.
Ouça o barulho do tique-taque, observe as formas do ponteiro, acompanhe-o com os olhos e tente pensar apenas nele.
4 – Observe durante quantos segundos consegue manter o foco sem que sua mente desvie a atenção e vagueie.
5 – Se mantiver uma rotina de meditação, irá notar que o tempo de atenção irá aumentando. Tente chegar a dois minutos.
Nota: se não encontrar um relógio como o acima referido, acenda uma vela e foque a sua mente na sua chama, ao lado tenha um relógio com segundos, para poder controlar os segundos utilizados.
Exercícios de meditação: É NECESSÁRIO PRATICAR
Não é necessário gastar dinheiro, nem ter equipamento especial para meditar. Tudo o que precisa é praticar, quanto mais praticar, maiores benefícios irá obter e eles são rapidamente percebidos: melhora a concentração, trás mais clareza ao pensamento, promove autoconhecimento e o relaxamento.
Tão importante quanto investir numa boa saúde física, é procurar meios para obter uma boa saúde mental. Isso porque a maneira como a mente se relaciona com o corpo e vice-versa, é fator decisivo para a saúde como um todo.
Sem comentários:
Enviar um comentário